Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

A Casa do Tom - Mundo, Monde, Mondo



A Casa do Tom - Mundo, Monde, Mondo" é uma surpreendente viagem pelo cotidiano doméstico do maestro Tom Jobim (1927-1994) em seus últimos anos de vida. Dirigido pela viúva de Tom, Ana Jobim, tem quase uma hora de imagens inéditas que revelam o interesse do músico pela arquitetura, pela natureza, pela família, pela poesia, pelo Brasil - pela vida, enfim.

São cenas registradas ao longo de 15 anos felizes nas três "casas" que um dos criadores da bossa nova manteve na época -a casa carioca do Jardim Botânico ("no sovaco do Cristo, na axila cristã"), a casa de Poço Fundo, região serrana do Rio (origem de canções como "Águas de Março" e, acreditem, "Dindi") e o pequeno apartamento de Nova York (que Tom, humorado, define como "a view with the room"). E contam a história dos lugares e da relação de Tom com eles, com a família e os amigos e com as cidades em volta.

Também não falta muita música, como o registro do processo de composição de "Meu Amigo Radamés" e do "Tema para Ana" -que acabaria virando tema de abertura da novela global "Força de um Destino" em 1999. Ou o saboroso ensaio com a família Caymmi. Ou a formação da Banda Nova, que acompanhou Tom nos últimos projetos.Os extras trazem mais 15 minutos do sarau com os Caymmi, além de Tom acompanhando Maucha Adnet em "Curare", de Bororó.

Também tem o maestro declamando seu poema "Chapadão", que levou oito anos para ser concluído (segundo Ana, o dobro do tempo que levou para construir a casa do Jardim Botânico), e lendo Pablo Neruda em espanhol. Para fechar, uma seleção de frases de efeito ditas pelo compositor durante entrevista a Ana.

Nenhum comentário: