Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de abril de 2008

MPB? O que é?

MPB significa Música Popular Brasileira. Antes dela usou-se durante pouco tempo: MPM, que era abreviação de Música Popular Moderna. Esta MPM começou a ser usada no início dos anos 60 mais ou menos quando a Bossa Nova e seus criadores já tinham se mudado para o exterior, e seus seguidores músicos modernos de uma maneira geral, que beberam desta fonte e continuaram a produzir misturando temas brasileiros com jazz e Bossa. Com certeza houve alguma tentativa de marketing de gravadoras da época em popularizar o termo, más não pegou.
O que acabou vigorando foi o termo Samba-Jazz para as músicas com bastante improvisos vocais e instrumentais, e MPB que começou a ser usada com o surgimento dos festivais em 1965, mais ou menos.
Uma vez ouvi o termo MCB, que quer dizer Música Criativa Brasileira. Desde então adotei essa sigla, pois hoje a música popular "do povo" é representada por MC Leozinho, Banda Calypso e muita coisa de qualidade duvidosa.
Essa é uma discussão eterna, o que é musica de qualidade, o que é música "comercial". Eu acho o que determina isso é o espírito tanto de quem ouve, como de quem faz música. E isso não tem como identificar ou julgar. O melhor mesmo é ter música na alma, e saber valorizar a nossa cultura, que dela faz parte a Música Brasileira.

Nenhum comentário: