Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Uma homenagem mais que justa...


Terça-Feira, dia 26 de agosto de 2008. Roberto Carlos e Caetano Veloso subiram ao palco do Auditório Ibirapuera para a segunda e última apresentação do show que homenageou Tom Jobim.

Juntos, eles cantaram seis músicas: Garota de Ipanema (que teve como introdução a gravação rara do encontro do AU BON GOURMET com João, Tom e Vinicius), A Felicidade, Chega de Saudade, Tereza da Praia (que foi o momento mais descontraído do show), Wave e, no bis, Se todos fossem iguais a você (onde Roberto disse: “Estou cantando essa música para o Tom.”). Uma versão instrumental de "Surfboard" e uma "Águas de Março" cantada por Daniel Jobim, neto de Tom, completaram o repertório do show de uma hora e meia de duração.

Nas performances individuais, cada um se apresentou com sua banda/orquestra e seus respectivos maestros: Jaques Morelenbaum (que fez parte da Banda Nova de Jobim) e Eduardo Lages.

Um dos momentos mais emocionantes para mim foi Roberto cantando Ligia. Antes da canção foi projetado no fundo do palco o vídeo do encontro entre o Rei e Tom, que foi gravado para o especial RC de 1979.

Ao contrário do que a Folha e o Estado publicaram em suas críticas, o show foi emocionante e histórico, e, como Caetano escreveu em seu blog, “O teatro é elegante e induz à quietude. Se o show fosse no Ginásio do Ibirapuera, o ruído dos aplausos assustaria a boba da Folha e o burro do Estadão.”.

Como alguém pode esperar que Roberto Carlos mude o seu estilo de cantar que o consagrou para “imitar” os cantores da bossa nova? Como escreveu na Folha Sylvia Colombo, “Roberto não fugiu em nada de seu formato. Não foi ele quem cantou bossa nova, foi a bossa nova que entrou no seu universo.”.

O público com certeza estava esperando ver as músicas de Jobim na interpretação do Rei e de Caetano. O Show foi lindo, a orquestra me impressionou pela precisão, o som estava ótimo e nem mesmo a intimidação e insegurança que Caetano e Roberto transmitiram em alguns momentos e a desafinação de Roberto na improvisação da música Chega de Saudade (no ultimo bis) atrapalharam o espetáculo. Pois afinal, isso é bossa nova; isso é muito natural.
OBS.: Nenhum crítico teve coragem de falar mal do show do João Gilberto, né?

Abaixo o repertório do show:
"Garota de Ipanema" - Roberto e Caetano

"Wave" - Roberto e Caetano
"Águas de Março" - Daniel Jobim
"Por toda a minha vida" - Caetano
"Ela é carioca" - Caetano
"Inútil Paisagem" - Caetano
"Meditação" - Caetano
"Caminho de pedra" - Caetano
"O que tinha de ser" - Caetano
"Surfboard" - orquestra
"Insensatez" - Roberto
"Por causa de você" - Roberto
"Ligia" - Roberto
"Corcovado" - Roberto
"Samba do avião" - Roberto
"Eu sei que vou te amar" - Roberto
"Tereza da praia" - Roberto e Caetano
"A felicidade" - Roberto e Caetano
"Chega de Saudade" - Roberto e Caetano