Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Barquinho Vai...


Dia de luz, festa de sol, e o barquinho a deslizar, no macio azul do mar...Quem não conhece esse clássico da bossa nova, composto por Roberto Menescal? Pois vocês sabem como surgiu essa história do “barquinho”?

“O compositor Roberto Menescal era um apaixonado pelo mar e um dia resolveu levar seus amigos a uma pescaria em Cabo Frio, na belíssima região dos lagos do Rio de Janeiro. Estavam em oito ou dez, entre eles Nara Leão, Ronaldo Bôscoli, a esposa Yara e mais alguns casais. Eles alugaram um barquinho e foram. Mais ou menos às três horas da tarde, o barco enguiçou num lugar muito profundo, que nem a âncora daria jeito. A embarcação foi ficando cada vez mais afastada da costa. A bateria tinha acabado e não havia como ligar o barco. O motor não pegava de jeito nenhum e Menescal começou a brincar, imitando o barulho dele ...tacatacataca... taca..taca...taca e morria. Cada vez que o motor morria o pessoal ficava apavorado.

Eram quase seis horas da tarde quando surgiu uma embarcação grande, que estava por ali pescando há quase um mês. Fizeram sinal de socorro e foram atendidos. Ao serem rebocados, a tardinha caía, o sol morrendo e a turma começou a brincar. Menescal cantou: “o barquinho vai, a tardinha cai...”mas só isso.

No dia seguinte, Ronaldo Bôscoli perguntou-lhe: “Beto, como era aquela coisa que você estava cantando do motor?”. Menescal começou a cantar “o barquinho vai, a tardinha cai...”. Bôscoli disse: “Isso não, disso eu me lembro. Mas como era aquela coisa que tinha um ritmo legal?”.

Menescal fez uma melodia em cima e ficou repetindo. A música estava pronta. Segundo o músico, a bossa nova tinha um dom quase que geral de transformar tudo em coisa boa, mesmo que as coisas não fossem boas. Eles estavam numa situação realmente perigosa. Apesar disso, no dia seguinte, aquilo tudo foi transformado num dia de luz, festa de sol.”

Essa história foi retirada do livro “O barquinho vai...Roberto Menescal e suas histórias”, da escritora Bruna Fonte. E lá tem dezenas de outras histórias curiosas, narradas de forma simples e bem humoradas, privilegiando não somente os tempos da Bossa Nova (como sua parceria com Ronaldo Bôscoli, a amizade com Tom Jobim, João Gilberto, Vinícius de Moraes), como também sobre os vários artistas produzidos ou descobertos por ele (entre eles Chico Buarque, Elis Regina, Gal Costa, Fagner, Emílio Santiago, Raul Seixas), além de histórias inéditas dos bastidores da música brasileira desconhecidas do grande público.

O último capítulo do livro se chama O que dizer de você e é um espaço onde amigos e familiares contaram histórias e falaram sobre Roberto Menescal. Entre os entrevistados estão: Paulo Coelho, Ivan Lins, Oswaldo Montenegro, Miele, Cacá Diegues, Carlos Lyra, Leila Pinheiro, Marcos Valle, André Midani.

Vale a leitura!

Para ler trechos do livro, acesse: www.obarquinhovai.wordpress.com

Por: Cristiane Tavares

Nenhum comentário: