Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O “novo” som da pequena notável.


O Cd Hoje é um projeto desenvolvido pelo produtor é musico Henrique Cazes, um grande pesquisador da música brasileira, ele mixou os vocais da cantora Carmem Miranda em uma nova base de violões e cavaquinho, além de sopros e percussão, com a intenção de trazer uma sonoridade atual as lindas canções dessa lenda da música.

Quando Carmen Miranda entrou em um estúdio para gravar pela primeira vez, em dezembro de 1929, tinha 20 aninhos de idade. A gravação elétrica tinha dois. Ou seja, as duas estavam começando. A “nossa” Carmen pode dispensar as bananas e ser, apenas e simplesmente, a cantora que inventou tudo e da qual todos os cantores de bossa brasileiros são devedores.

Talvez por muito tempo esta dívida tenha ficado obscurecida pela qualidade técnica das gravações originais perfeita para sua época, mas precária para os ouvidos modernos, que sufocava o acompanhamento em função do cantor ou vice-versa. E ela própria, falecida em 1955, nunca pôde regravar seus sucessos com técnicas mais avançadas, como tantos fizeram. Este CD nos traz Carmen de volta, mas com uma sonoridade de hoje.

Como se aquele fabuloso acompanhamento que veste a sua voz (ambos finalmente equilibrados) tivesse sido gravado outro dia. Foram Reunidos 12 sucessos tais como: O Que é que a baiana tem (Dorival Caymmi), No tabuleiro da baiana (Ary Barroso), Minha terra tem palmeiras (João de Barro) e O mundo não se acabou (Assis Valente).

Também no cd há duas faixas bônus em vídeo, depoimentos de Ruy Castro, biógrafo da cantora, e do próprio Cazes, que justifica sua iniciativa com relevantes exemplos sonoros. Agora Carmem Miranda está “vestida” com todos os graves e agudos que ela merece.

Nenhum comentário: