Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sítio do Tom Jobim foi destruido pelas fortes chuvas...



Usando caminhos alternativos, passando por localidades como Posse e Pedro Rio, num trajeto que durou mais de seis horas, Daniel Jobim conseguiu chegar ao Rio no fim da noite de quinta-feira, acompanhado do filho, Theo, de 5 anos e meio. O também pianista e compositor estava no Sítio do Poço Fundo, no município de São José do Vale do Rio Preto, onde seu avô, Tom Jobim, compôs "Águas de março" e tantos outros clássicos da canção brasileira, quando desabou o temporal da noite de terça e da madrugada de quarta-feira. O volume das águas de janeiro foi devastador na região, destruindo estradas, pontes e muitas casas, inclusive a primeira da propriedade da família Jobim, aquela na qual Tom passava temporadas na época em que escreveu "Águas de março".

"Eu acordei no início da madrugada de quarta-feira com a chuva já muito forte e sem energia elétrica. Com uma lanterna, fiquei monitorando a situação, preocupado com as possíveis quedas de barreira"contou, já em Ipanema, Daniel, dizendo que o desastre em São José do Vale do Rio Preto aconteceu na manhã de quarta. "Eram 6h quando o rio começou a subir de uma forma assustadora. Tanto que, em apenas duas horas, arrasou com tudo, subindo muitos metros."

Daniel tinha caminhado até perto da casa que foi de sua bisavó, Nilza, e pode assistir à destruição do imóvel. "Provavelmente, foram abertas as comportas de alguma represa, ou mesmo alguma represa, dos rios que vêm de Friburgo e Teresópolis, estourou" contou Daniel, dizendo que pelo fato de a tragédia provocada pela cheia do rio ter ocorrido de dia, provavelmente foi pequeno o número de vítimas fatais na região. "Felizmente, as pessoas estavam de pé e todos ajudaram a retirar idosos e crianças pequenas das áreas mais próximas das margens."

Nenhum comentário: