Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Primeiro Jobim!


foto: Antonio Carlos Jobim, Jorge de Oliveira Jobim e Helena Jobim


Para a história: qual foi a primeira vez que o nome de Antonio Carlos Jobim apareceu em jornal ou revista? Pode não ser uma pergunta de que dependa o futuro da música popular, nem da bossa nova, nem da biografia de Tom. Por que, então, fazê-la?
Porque aos biógrafos compete fazer perguntas e descobrir as respostas. As análises e interpretações ficam com os entendidos. Donde qual foi a primeira vez que o nome de Antonio Carlos Jobim, nascido em 1927, apareceu na imprensa?
Teria sido em 1958, quando João Gilberto gravou, de Tom e Vinicius, "Chega de Saudade", e dividiu o átomo? Ou em 1956, quando o musical "Orfeu da Conceição", também de Tom e Vinicius, estreou no Municipal? Ou em 1954, quando Tom e Billy Blanco se revelaram com a "Sinfonia do Rio de Janeiro" e o samba "Teresa da Praia"? Claro que não. Bem provável que, antes disso, o nome de Tom já tivesse saído em algum tijolinho de jornal como pianista de uma das boates em que ele deu duro na noite carioca a partir de 1950.
Mas houve uma instância ainda anterior. Foi na revista "O Malho", de 31 de maio de 1934. Um poeta chamado Jorge Jobim publicou um poema, "Vem cá, siriri", que, em seus versos finais, dizia:


"Vem cá, siriri/ As moças te chamam, tu não queres vir.../ Ah! Que é feito das meninas/ Que essa cantiga cantavam?/ Estarão vivas ou mortas?/ Desgraçadas ou felizes?/ Coitadas! Vivas embora/ Como eu, as pobres meninas/ Já estarão quase mortas/ Porque hão de estar quase velhas!// E não de seus lábios frescos/ Mas do meu coração gasto/ Sai, longínqua e dolorida/ Essa cantiga de outrora:/ "Vem cá, siriri,/ As moças te chamam, tu não queres vir..."


Versos penumbrosos e pessimistas, mas que Jorge Jobim (1889-1935), num assomo de amor, dedicou a seu filho de sete anos: "Para o meu Antonio Carlos".
Ruy Castro 

Um comentário:

Coleção Gil 70 anos disse...

Bom dia.

Meu nome é Silvio Albuquerque e trabalho na agência de publicidade Núcleo da Idéia.
Nós estamos com um projeto em andamento que envolve uma campanha de mídias sociais
relacionada aos cantores e compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil. Meu contato é referente a uma parceria de divulgação que gostaria de estar fechando.
Espero que possamos trabalhar em conjunto.
Qualquer dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail:
Colecaogil@gmail.com

Desde já agradeço
Atenciosamente

Silvio Albuquerque