Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Um registro histórico e muito raro do surgimento da Bossa Nova...


Esse registro se deu no show intitulado “O encontro” no restaurante AU BON GOURMET, na Avenida Copacabana, Rio, em agosto de 1962, em que figuras carimbadas como João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e o grupo Os Cariocas se reuniram sob a batuta de Aloysio de Oliveira, durante uma temporada de 45 dias, para tornar público aquilo que todo já conhecia pelos rádios e cantarolava pelas ruas cariocas.

Só para se ter uma pequena idéia da importância desse show foi nele que Garota de Ipanema foi apresentada publicamente pela primeira vez. Outros cinco clássicos da Bossa Nova também inéditos foram lá apresentados: Só danço samba, Samba do avião, O Astronauta e Samba da Benção.

Imagine o seguinte diálogo, improvisado, logo no primeiro show:

JOÃO: Tom, e se você fizesse agora uma canção, que possa nos dizer, contar o que o amor?
TOM: Olha, Joãozinho, eu não saberia, sem o Vinicius para fazer a poesia....
VINICIUS: Para esse canção se realizar, quem dera, Joãozinho para cantar...
JOÃO, (humilíssimo): Ah, mas que sou eu? Eu sou mais vocês, melhor seria se cantássemos os três....
Os três juntos: Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça....

Sorte nossa que tudo isso foi gravado. Durante a execução do disco, notem a total descontração da platéia, interagindo com os músicos.

Conta a lenda que esse disco juntamente com 78 rpm de João Gilberto de 1958, que Caetano alega nunca tê-lo ouvido, são relíquias que alguns privilegiados os tinham sob sete chaves e que se recusavam terminamente torná-los públicos. Hoje, graças a internet nós podemos desfrutar desse prazer de ouvir e conhecer um pouco mais da história da Bossa Nova.

Nenhum comentário: